terça-feira, 28 de junho de 2011

CONCURSO PÚBLICO PARA A POLÍCIA (Parte 2), por Lili




Dia do resultado. Ansiedade e esperança: meu nome não constava na lista dos aprovados. Visto isto, abater-se? Que nada!


 O resultado fora muito bom, porque todos os participantes que alcançaram 60% da prova foram chamados a prosseguir no certame; e eu fiquei ali pelos 56%.

Alguns dias depois, iniciaram as inscrições para as provas de Agente e Delegado da Polícia Civil do Distrito Federal

Supimpa! Mais três meses para estudar e o salário era exatamente o mesmo da PF. No edital verifiquei que não cairiam aquelas matérias extras que me chatearam tanto no concurso anterior. Desta vez, por precaução, me inscrevi apenas para a prova de Agente.

Pedi a minha irmã em Brasília que comprasse dois apostilões de uma editora respeitada, abrangendo toda a matéria do certame, as quais estudei do começo ao fim, não havia tempo para aprofundamento em doutrinas específicas.

Dica para os concurseiros:

O “Edital”  da prova escolhida enseja reflexão e atitude. Tive cautela. O tempo urgia e poderia tanto ser meu aliado, quanto me vencer. Assim, é necessário fazer umas continhas, separei o tempo disponível para estudo, de acordo com o peso das disciplinas na prova. Por exemplo: verifiquei que as questões de português valiam três pontos, ao passo que as de direito, correspondiam a um ponto. Além disso, havia a redação com pontuação expressiva, bem como interpretação de textos.

 Será que a banca deseja  redatores exímios

 para serem policiais?

Somando os pontos do português (redação, interpretação de texto e gramática) corresponderam exatamente  a 50% da pontuação da prova. Eu não era lá expert em português. Por isso, decidi que metade do tempo seria dedicado a essa matéria crucial e, o restante,  dividi entre as disciplinas de direito.

Um mês e meio antes da prova, achei no fundo do armário um livro já amarelado pelo tempo, cujo título era:


“Como passar em Provas e Concursos Públicos”

 de Willian Douglas,

comprado durante uma palestra do autor na época da faculdade. Entremeando o estudo contínuo, toda noite,  lia um capítulo e já aplicava as dicas ao meu esquema de estudo. A leitura representava relaxamento e incentivo. Creiam, até alimentos que auxiliam a memória havia naquelas páginas, dentre tantas outras dicas que segui.

Outro aspecto fundamental reside na resolução de provas anteriores, de preferência, do começo ao fim, em tempo real; depois verificar a pontuação em cada disciplina para aumentar a dedicação àquelas mais fracas.


Um mês antes da prova, fui para Brasília, hospedei-me na casa de minha irmã na Asa Sul – a briga com as cigarras foi frenética – havia robustas árvores infestadas de cigarras naquele mês do ano, os galhos alcançavam a janela do segundo andar, onde eu desejava estudar. Era um zumbido infernal. Matriculei-me num cursinho preparatório, só com resolução de questões de prova. Ufa! Lá não havia cigarras.

Foi uma excelente estratégia.

Lili

10 comentários:

  1. "Toda jornada começa com o primeiro passo". Mais ainda: "Aquele que sabe aonde quer chegar já andou a metade do caminho".

    Abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Regina, que bom gostou. Indique o bloguinho para os chegados, por favor. E, sobre o livro do Willian Douglas, para mim, de fato, valeu.
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Deixa comigo, divulgar é comigo mesma

    rsrs

    Já indiquei para todos meus amigos e amigas afins

    Agora é só aguardar a chegada dos novos leitores

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Regina, eu percebi que no domingo o número de leitores do blog de um "bum". Thanks e tudo de bom para ti. Tá fazendo algum curso no momento?

    ResponderExcluir
  5. oi LILI,

    to terminando a faculdade de direito no próximo semestre, mas eu já tenho o curso de Administração. Se o concurso da PF sair por agora eu largo tudo e me dedico para o certame, ou não né? ó dúvida cruel rsrs

    ResponderExcluir
  6. eu pararia a fucu... um semestre não dói nada... Bjo

    ResponderExcluir
  7. Foi a prova de 2009???

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!!! Adorei o blog !!! Termino a faculdade esse ano e meu objetivo é PF !! Se Deus quiser vou conseguir!!

    ResponderExcluir