terça-feira, 4 de junho de 2013

"Tenho orgulho de ser Policial!”, por Lili e Maria Auxiliadora Malagoni



Os colegas policiais, nos últimos tempos, me contam uma enormidade de fatos que até parecem pintados com tintas sombrias:

- A Polícia deveria estar melhor estruturada.

- Viaturas sucateadas.

- Plantões magros.

Sim, claro, somos junto com Polícia Militar o coração da Segurança Pública.

 “O plantão deve estar fortalecido”, digo isso com experiência de quatro anos no 24 x 72 horas.



Vale lembrar de que as prisões realizadas por nós e também pela Polícia Militar, somadas com a divulgação pela imprensa criam a sensação receio/medo nos candidatos a criminosos. 

Esse é o caráter preventivo da repressão policial.

Para que o cidadão que ainda é candidato a bandido desanime desse mister, a Polícia deve mostrar sua força com equipamentos à altura. Pois quando o bandido se sentir mais forte, a coisa pode se complicar.

Mas como estava dizendo as reclamações vem de cá e de lá, talvez porque seja uma boa ouvinte...

E esta que segue é a máxima:

- Prendemos, no entanto o Poder Judiciário solta.

Já fiquei sabendo de uma investigação de mais ano, que culminou na prisão de quadrilha, mas o Poder Judiciário concedeu a soltura dos presos logo depois.

Com isso: Policiais desmotivados e criminosos exitosos!

Outra: 

- Menores não são punidos com severidade! 

E assim, eles puxam o gatilho, como nós compramos pão. Isso mesmo! Pode banalizar. Foi essa a impressão que os delinquentes juvenis me passaram quando atuei em satélite de alta criminalidade.

E, para coroar a desdita, essa reclamação escuto todos os dias e merece ser debatida:

A estruturação de nossa carreira que não vem.




Há outras. Sim claro que há. E todas merecem ser debatidas e divulgadas...

Vejam só, numa tarde de intimação debaixo de sol, meu colega de trabalho, o Gabriel, mostrou-me que as paredes externas do Departamento de Polícia Especializada estavam  com a pintura bem ruim. Felizmente, dia desses, percebi que área externa das especializadas estavam sendo pintadas. (Ufa!)







TODA ESSA FALA JUDIA MUITO...

Mas, na verdade, eu só lembrei de tudo isso porque me surpreendeu uma postagem, com ar acalentador, da colega policial Maria Auxiliadora Malagoni, no Facebook. Suas palavras fizeram lembrar que sim

VALE A PENA SER POLICIAL!


Pedi seu texto emprestado, ela concordou em publicar no BLOG e segue:

" Hoje faz 7 anos que entrei para a Polícia Civil do Distrito Federal... Mudei-me de Goiânia, fiz novos amigos. Trabalhei muito, várias madrugadas "viradas". Muitos feriados e finais de semana sacrificados, mas sempre com certeza de estar fazendo bem para a sociedade. Esta é a recompensa para um Policial. Cada vez que conseguimos tirar das ruas um ladrão, um traficante, um pedófilo.. é uma sensação muito gratificante.  Tenho orgulho de ser policial, emobrece-me a alta missão!"

Maria, Parabéns pelos sete anos prestados à Policia Civil do Distrito Federal! Tenho certeza que você tem sido uma excelente Policial, mãe, mulher, e o que mais aparecer em seu caminho.



Por Lili e Maria Auxiliadora


10 comentários:

  1. Parabéns, Maria Auxiliadora,

    Desejo que você tenha ainda muitas felicidades na sua carreira.

    Parabéns pela postagem, Lili.

    Fico pensando aqui, com meu zípper e meus botõezinhos... 7 anos já é antiguinha, né? Quando a gente passa de ser "Sangue-Novo"?

    : )

    Beijo, meninas!
    : D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêê..
      Boa noite gente..

      Olha quem achei por aqui, a Novinha..

      Hoje foi meu primeiro contato com este blog, pelo jeito eu voltarei..!

      Bjos do mais novo leitor.
      (*prefiro os blogs policiais femininos)

      ; )

      Belo poste Lili e Paty.

      Excluir
  2. ADOREI A MATÉRIA! MUITO LEGAL SEU BOLG! TAMBÉM NÃO SEI QUANDO DEIXAMOS DE SER "NOVINHAS" RSSSS

    ResponderExcluir
  3. Maria Auxiliadora, uu, Dadoia. Eu acho que deixamos de ser "sangue novo" quando entram outros "novinhos" na Polícia. E, como já teve outra turma... não somos mais novinhas. Até mais! E se quiser traga novas ideias para o Blog.

    ResponderExcluir
  4. Bacana o blog!!! Parabéns pela iniciativa... Abs. Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Bom dia canoagem feminina. Belo texto Lilian e Maria Auxiliadora. Novinho na minha concepção na polícia civil é enquanto o cana não tiver tirocínio policial, adquirido com o tempo de serviço e isso só consegue, trabalhando na atividade fim, plantões, investigações, claro que a atividade meio é importante.. mas correr atrás de vagabundo na rua, no sol, na chuva, fora do horário de serviço do expediente, deixá para lá.. preciso falar mais...!!?? Abçs Esopo La Fontaine

    ResponderExcluir

  6. Falou a voz da experiência e disposição para ser policial!!!

    Este eu conheço, vejo sua "lida/busca" dia após dia.

    Perspicaz sua concepção sobre novinho/antigão. Gostei!

    ResponderExcluir
  7. E olha que vcs sao do DF... que ainda e policia de luxo!
    Magina PCMG!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Me chamo Jessica Mota e sou repórter. Estou fazendo uma pesquisa sobre treinamento e formação de policiais mulheres e cheguei ao blog de vocês. Poderíamos conversar? Meu e-mail é jessicam2507@gmail.com.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Meninas!!!

    Cadê vocês???

    Não nos abandonem...

    :. (

    ResponderExcluir